Analises Realizadas
Espécies analisadas pelo Laboratório:
Aveia amarela, aveia branca, aveia preta, azevém, canola, capim sudão, centeio, cevada, ervilha, ervilha forrageira, ervilhaca comum, ervilhaca peluda, ervilhaca pilosa, feijão, milheto, milho, nabo forrageiro, soja, sorgo, teosinto, trevo branco, trevo vermelho, trigo, trigo mourisco, trigo serraceno e triticale.
Teste de Germinação em Rolo de Papel e em Areia
O teste de germinação tem por objetivo determinar o potencial máximo de um lote de sementes de produzir plantas normais sob condições favoráveis de campo.
Cada espécie tem exigências diferentes para germinar. No laboratório provemos essas exigências.
Rolo de Papel
Areia
Teste de Pureza
A análise de pureza tem como objetivo avaliar a qualidade física das sementes através de métodos e procedimentos capazes de determinar a composição porcentual por peso, e identificar espécies diferentes da espécie analisada como também a separação do material inerte “sujeira”.
Determinação de Outras Sementes por Número
Este teste é realizado para identificar e classificar as espécies diferentes da espécie em análise. As outras sementes são classificadas como cultivadas, silvestres, nocivas toleradas e nocivas proibidas.
Peso de Mil Sementes
O PMS é utilizado para calcular a densidade de semeadura e o número de sementes por embalagem. Trata-se de uma informação que dá ideia do tamanho das sementes, assim como de seu estado de maturidade e sanidade.
Teste de Vigor por Envelhecimento Acelerado
O vigor das sementes é o reflexo de um conjunto de características que determinam o seu potencial fisiológico, ou seja, a capacidade de suportar diferentes condições de ambiente.
Utilizamos os testes de vigor para identificar diferenças de potencial fisiológico entre amostras com germinação semelhante; composição de programas de controle de qualidade; auxílio nos programas de melhoramento de plantas; avaliação do potencial de emergência das plântulas em campo (selecionar lotes) e avaliação do potencial de armazenamento.
O teste de envelhecimento acelerado, avalia o comportamento das sementes submetidas a temperatura e umidade relativas elevadas.
Primeira Contagem do Teste de Germinação
O teste de primeira contagem de germinação objetiva, determinar o vigor relativo do lote, avaliando a percentagem de plântulas normais que são obtidas por ocasião da primeira contagem do teste de germinação.
Teste de Tetrazólio
O teste de tetrazólio é um teste rápido aonde conseguimos ver a viabilidade das sementes e em algumas espécies identificar os níveis de vigor. Cada semente é avaliada individualmente onde cada região da semente tem uma importância na formação das plântulas dependendo o local onde está o dano a semente perde a viabilidade ou o vigor.
Para as sementes de soja, por exemplo, conseguimos identificar os danos que diminuem a viabilidade e o vigor dos lotes: danos mecânicos, por umidade e por percevejo.
Teste de Frio
Mais comumente utilizado para sementes de milho. O objetivo deste teste é a exposição das sementes a fatores adversos de baixa temperatura e alta umidade do substrato. Nessas condições, a chance de emergência de plântulas normais geradas por sementes vigorosas é maior, uma vez que a combinação de baixas temperaturas e alta umidade, pode provocar a redução da velocidade de germinação.